quarta-feira, janeiro 17, 2007

17 - Administrando o dia-a-dia

Como administrar o nosso dia-a-dia? Como conciliar nossos compromissos profissionais, com a família, a igreja, o lazer, e outras atividades? É isso que vamos abordar nossos próximos estudos.

* Começando o dia com uma boa noite de sono

Um bom dia sempre começa com uma boa noite de sono. Nosso relógio biológico está ajustado por Deus, para que gastemos a terça parte de nosso dia recobrando nossas energias através do sono.
Não dar ao corpo o tempo necessário para descansar é como contrair uma dívida. Mas cedo ou mais tarde, virá a cobrança.
Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: enquanto dormimos, ocorrem diversos processos metabólicos que, se forem alterados, afetarão o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo. Estudos comprovam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes .
A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo.
Alguns dos riscos provocados pela falta de sono a curto prazo são: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração. Quando se dorme menos que o necessário, a memória de curto prazo não é adequadamente processada e a pessoa não consegue transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido. Ou seja, quem não dorme o tempo necessário, tem muita dificuldade para aprender coisas novas.
Alguns dos riscos provocados pela falta de sono a longo prazo são: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.

* O tempo ideal de sono

Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias. Enquanto as crianças devem dormir um período de 9 a 11 horas, pois se não dormem o suficiente, ficam irritadiças, além de terem prejudicado o seu crescimento, o aprendizado e a concentração.
Diversos fatores podem nos privar do sono. Entre eles, a ansiedade. Quanto mais preocupados ficamos com o dia seguinte, maior a nossa dificuldade pra dormir.
Devemos aprender a lançar nossa ansiedade em Cristo, sabendo que “aos seus amados, ele dá enquanto dormem” (Sl.127:2b).
Este era o segredo de Davi. Mesmo com todas as suas ocupações diurnas, ele conseguia recostar suas cabeça no travesseiro e dormir tranqüilamente. Ele dizia: “Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta” (Sl.3:5). E também: “Em paz me deitarei e dormirei, pois só tu, ó Senhor, me fazes habitar em segurança” (Sl.4:8).
A certeza de que o Senhor é quem nos sustenta, pode nos proporcionar um sono tranqüilo e reparador.
Atividades físicas, braçais, também contribuem para uma noite bem dormida. Porém, preocupações, ansiedade e stress podem nos privar do sono. Por isso, o sábio Salomão declara: “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito, mas a fartura do rico não o deixa dormir” (Ec.5:12).
Dormir bem depende de uma série de fatores além de apenas controlar a ansiedade e o estresse.

* Conselhos para Dormir Melhor

Exercitar-se de manhã ou de tarde pode contribuir para a sonolência na hora de dormir. Mas exercitar-se pouco antes de ir dormir pode ser prejudicial ao sono.
À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades.Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, guaraná, chocolate, pois todos são estimulantes ("despertam").
Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo. Filmes emocionantes podem também ter um efeito estimulante. Antes de recolher-se é melhor ouvir música suave.
Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro
Feche bem as janelas para não ser acordado pela luz da manhã
Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama
Procure usar colchões confortáveis e silenciosos
Tire da cabeceira o telefone celular e relógios
Tome um banho quente para ajudar a relaxar, antes de ir dormir
Procure seguir uma rotina à hora de dormir, pois ajuda a induzir o sono
Os especialistas dizem que você pode treinar o cérebro a associar a cama com o sono, deitando-se apenas quando realmente pretende dormir. Pessoas que comem, estudam, trabalham, vêem TV ou jogam videogames na cama talvez achem mais difícil pegar no sono.
Tão importante quanto a rotina pré-sono é o ambiente em que dormimos. Temperatura agradável, quarto com o mínimo de iluminação e silencioso, colchão e travesseiro confortáveis são convidativos para uma boa noite de sono. De fato, com tanto conforto, pode até ser difícil sair da cama na manhã seguinte. Mas lembre-se: ficar na cama mais do que o necessário, mesmo nos fins de semana, pode alterar seu padrão de sono e dificultar o sono na noite seguinte.

* Cuidado com o exagero

Embora o sono tenha um importante papel em nossa vida, não podemos exagerar na dose. Dormir mais que o necessário é sinônimo de preguiça. Em Provérbios encontramos a seguinte advertência:

“Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso; assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado”. Provérbios 6:9-11

E em outras duas passagens, lemos:

“A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome”. Provérbios 19:15

“Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão”. Provérbios 20:13

Tudo deve ser na medida certa. Assim como não devemos amar o dinheiro, embora precisemos dele pra sobreviver, não podemos amar o sono, mesmo dependendo dele para viver.

16 - Mordomia do Tempo

Como administrar algo sobre o qual não temos qualquer controle?
Se você sabe, por exemplo, o quanto vai ganhar no final do mês, você pode fazer um planejamento de gastos, para não se individar, nem ter dificuldades para pagar suas contas. Mas quanto ao tempo, como administrá-lo? Se ao menos soubéssemos quanto tempo ainda nos resta!
É justamente por saber que o futuro é imprevisível, que devemos administrar da melhor maneira o tempo presente.
Do passado, a gente adquire experiência. Do futuro, a gente nutre expectativas. E do presente a gente busca tirar o melhor proveito, para que não tenhamos do que nos arrepender amanhã.

* O Passado

O passado deve ser considerado como um professor, cujas lições devem ser aprendidas e utilizadas no presente e no futuro. Porém, não há como reviver ou recuperar o tempo perdido.
Há algo no passado que deve ser esquecido, deixado para trás. Não devemos, por exemplo, permitir que nossos fracassos passados nos impeçam de tentar novamente. Nem viver reféns da saudade de sucessos passados.
Porém, aprende-se muito, tanto com os acertos, quanto com os erros. Suas lições devem ser constantemente relembradas e aplicadas para se evitar fracassos futuros.
O sábio Salomão nos adverte:

“Não digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois nunca com sabedoria isto perguntarias”.
Eclesiastes 7:10

O saudosismo nos prende a um passado impossível de se reviver. Já a culpa nos prende a um passado impossível de se consertar. Temos que adotar a mesma postura de Paulo ao dizer: “Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo” (Fp.3:13b-14a).
Se quisermos avançar rumo a um futuro promissor, temos que ser alunos do passado, mas jamais seu refém.

* O Futuro

Nossa relação com o futuro deve ser de planejamento e expectativa. Porém, deve-se ter cuidado para que nosso planejamento não se torne em presunção, e nossa expectativa não se torne em ansiedade. Tiago nos deixa uma importante advertência:

“E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. Ora, não sabeis o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.
Tiago 4:13-15

Portanto, todos os nossos planos devem ser submetidos ao crivo do Senhor. Temos o direito de planejar e de nos preparar para o que virá. Mas não podemos ser presunçosos. “Ao homem pertecem os planos do coração, mas do Senhor procede a resposta da língua” (Pv.16:1). “O coração do homem propõe o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” (Pv.16:9).
É a vontade de Deus que deve sempre prevalecer em nossas vidas.
Antes de executarmos qualquer plano, por melhor que seja, devemos consultar ao Senhor, buscando descobrir o que Lhe é agradável (Ef.5:10).
Alguém já disse que “quem falha em planejar, está planejando falhar”.
Não se pode brincar com o futuro. Pois antes que a gente perceba, ele se torna presente...e, finalmente, passado. Por isso, é melhor planejar, do que sacrificar o que jamais poderemos reaver.
Se Deus fosse contrário ao planejamento, as Escrituras não diriam: “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus planos serão estabelecidos” (Pv.16:3).
Assim como planejamento pode tornar-se presunção, se não o submetermos a Deus, nossas expectativas quanto ao futuro podem tornar-se ansiedade.
Todo ansioso deseja que as coisas ocorram antes do tempo deter-minado. A expectativa é gerada pela certeza de um futuro melhor. A ansiedade é filha das incertezas.
Jesus disse:

“Qual de vós poderá, com as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso da sua vida? (...) Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã”.
Mateus 6:27,34a

A cura para a ansiedade é a fé. É pela fé que sabemos que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ecl.3:1). Portanto, não adianta tentar apressar as coisas. No tempo certo determinado por Deus, elas acontecerão.
Pedro declara em sua epístola:

“Humilhai-vos, portanto, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. 1 Pedro 5:6-7

Assim como há um tempo para a humilhar-nos perante Deus, há o tempo de sermos exaltados por Ele.

* Vivendo o Hoje

O salmista afirma: “Todos os dias que foram ordenados para mim, no teu livro foram escritos quando nenhum deles havia ainda” (Sl.139:16b). O Senhor conhece o futuro tão bem quanto o presente e o passado. Nossos dias já foram previamente ordenados.
Porém, isso não significa que devemos viver pródiga e irresponsavelmente. Lembremo-nos que “Deus pede conta do que passou” (Ec.3:15b).
Assim como fazemos com os recursos financeiros, devemos “contabilizar” o tempo. Deveríamos fazer a mesma oração do salmista: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl.90:12). Neste texto “contar” significa “contabilizar” ou “administrar”. Portanto, temos que aprender a administrar nossos dias, a fim de que nos tornemos sábios.
O tempo não nos foi dado para ser gasto, mas para ser aproveitado. Tempo gasto é tempo disperdiçado com atividades infrutíferas ou danosas. Tempo aproveitado é aquele em que usamos cada oportunidade para fazer o bem.

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”. Gálatas 6:9-10

É triste olhar para trás, e verificar o quanto tempo já disperdiçamos.
Quando jovens, achamos que temos todo o tempo do mundo, e por isso, não nos preocupamos e aproveitá-lo bem.
Observe o conselho que a Bíblia dá aos mais jovens:

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”.
Eclesiastes 12:1

Quando menos esperamos, a velhice chega, e nosso tempo neste mundo se abrevia.
Infelizmente, muitos parecem estar dormindo, e com isso, estão “matando” o tempo. Para esses, vale a recomendação de Paulo: “E fazei isto, conhecendo o tempo. Já é hora de despertarmos do sono” (Rm.13:11a).
Quem mata o tempo, pode estar ferindo a eternidade.
Em outras palavras, a maneira como gastamos nosso tempo, vai determinar o galardão que receberemos na eternidade.
Afinal, “todos devemos comparecer perante o tribunal de Crsito, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal” (2 Co.5:10).
“Portanto” recomenda o apóstolo, “vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo” (Ef.5:15-16a).