quarta-feira, janeiro 17, 2007

17 - Administrando o dia-a-dia

Como administrar o nosso dia-a-dia? Como conciliar nossos compromissos profissionais, com a família, a igreja, o lazer, e outras atividades? É isso que vamos abordar nossos próximos estudos.

* Começando o dia com uma boa noite de sono

Um bom dia sempre começa com uma boa noite de sono. Nosso relógio biológico está ajustado por Deus, para que gastemos a terça parte de nosso dia recobrando nossas energias através do sono.
Não dar ao corpo o tempo necessário para descansar é como contrair uma dívida. Mas cedo ou mais tarde, virá a cobrança.
Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: enquanto dormimos, ocorrem diversos processos metabólicos que, se forem alterados, afetarão o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo. Estudos comprovam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes .
A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo.
Alguns dos riscos provocados pela falta de sono a curto prazo são: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração. Quando se dorme menos que o necessário, a memória de curto prazo não é adequadamente processada e a pessoa não consegue transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido. Ou seja, quem não dorme o tempo necessário, tem muita dificuldade para aprender coisas novas.
Alguns dos riscos provocados pela falta de sono a longo prazo são: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.

* O tempo ideal de sono

Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias. Enquanto as crianças devem dormir um período de 9 a 11 horas, pois se não dormem o suficiente, ficam irritadiças, além de terem prejudicado o seu crescimento, o aprendizado e a concentração.
Diversos fatores podem nos privar do sono. Entre eles, a ansiedade. Quanto mais preocupados ficamos com o dia seguinte, maior a nossa dificuldade pra dormir.
Devemos aprender a lançar nossa ansiedade em Cristo, sabendo que “aos seus amados, ele dá enquanto dormem” (Sl.127:2b).
Este era o segredo de Davi. Mesmo com todas as suas ocupações diurnas, ele conseguia recostar suas cabeça no travesseiro e dormir tranqüilamente. Ele dizia: “Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta” (Sl.3:5). E também: “Em paz me deitarei e dormirei, pois só tu, ó Senhor, me fazes habitar em segurança” (Sl.4:8).
A certeza de que o Senhor é quem nos sustenta, pode nos proporcionar um sono tranqüilo e reparador.
Atividades físicas, braçais, também contribuem para uma noite bem dormida. Porém, preocupações, ansiedade e stress podem nos privar do sono. Por isso, o sábio Salomão declara: “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito, mas a fartura do rico não o deixa dormir” (Ec.5:12).
Dormir bem depende de uma série de fatores além de apenas controlar a ansiedade e o estresse.

* Conselhos para Dormir Melhor

Exercitar-se de manhã ou de tarde pode contribuir para a sonolência na hora de dormir. Mas exercitar-se pouco antes de ir dormir pode ser prejudicial ao sono.
À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades.Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, guaraná, chocolate, pois todos são estimulantes ("despertam").
Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo. Filmes emocionantes podem também ter um efeito estimulante. Antes de recolher-se é melhor ouvir música suave.
Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro
Feche bem as janelas para não ser acordado pela luz da manhã
Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama
Procure usar colchões confortáveis e silenciosos
Tire da cabeceira o telefone celular e relógios
Tome um banho quente para ajudar a relaxar, antes de ir dormir
Procure seguir uma rotina à hora de dormir, pois ajuda a induzir o sono
Os especialistas dizem que você pode treinar o cérebro a associar a cama com o sono, deitando-se apenas quando realmente pretende dormir. Pessoas que comem, estudam, trabalham, vêem TV ou jogam videogames na cama talvez achem mais difícil pegar no sono.
Tão importante quanto a rotina pré-sono é o ambiente em que dormimos. Temperatura agradável, quarto com o mínimo de iluminação e silencioso, colchão e travesseiro confortáveis são convidativos para uma boa noite de sono. De fato, com tanto conforto, pode até ser difícil sair da cama na manhã seguinte. Mas lembre-se: ficar na cama mais do que o necessário, mesmo nos fins de semana, pode alterar seu padrão de sono e dificultar o sono na noite seguinte.

* Cuidado com o exagero

Embora o sono tenha um importante papel em nossa vida, não podemos exagerar na dose. Dormir mais que o necessário é sinônimo de preguiça. Em Provérbios encontramos a seguinte advertência:

“Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso; assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado”. Provérbios 6:9-11

E em outras duas passagens, lemos:

“A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome”. Provérbios 19:15

“Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão”. Provérbios 20:13

Tudo deve ser na medida certa. Assim como não devemos amar o dinheiro, embora precisemos dele pra sobreviver, não podemos amar o sono, mesmo dependendo dele para viver.

2 comentários:

Luiz Clédio Monteiro disse...

À medida que o conhecimento da tua Palavra é equilibrada em nós (I Co. 15:20). Confirma Teu trabalho com bênçãos celestiais para que com a ajuda dos nossos irmãos, tenhamos esperança, amor e muita fé

meu irmao obigado pela visita
assine la seguindo nosso blog. ok?

UPA - J.A disse...

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