quinta-feira, dezembro 07, 2006

5 - A Recompensa do Discípulo

Não podemos nos esquecer de que há uma recompensa reservada para aqueles que O seguirem. Um dia, Pedro resolveu desabafar-se com Jesus, dizendo:

“Nós tudo deixamos, e te seguimos. Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, JÁ NO PRESENTE, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições, e no mundo por vir a vida eterna.”
MARCOS 10:28-30.

Esta é uma promessa ainda válida para os dias de hoje! Embora o preço pago por um discípulo seja alto, a recompensa é ainda maior. Portanto, vale a pena seguir a Jesus.
O fato é que aquele que segue a Jesus, tem sua vida assumida por Ele.
Ao enviar, de uma só vez, setenta discípulos ao campo missionário, Jesus lhes orientou a não levarem bolsa, bagagem, dinheiro ou qualquer outra provisão. A princípio, os discípulos podem não ter compreendido aquela instrução. Porém, mais tarde, Jesus lhes perguntou:

“Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou sandálias, faltou-vos alguma coisa? Responderam eles: NADA.”

LUCAS 22:35.

Que lição Jesus queria dar aos Seus discípulos, afinal? Ele queria demonstrar-lhes que Deus os havia assumido, a fim de poupar-lhes de toda e qualquer preocupação com sua subsistência.
Quando Deus exige que coloquemos n’Ele todo o nosso coração, é para que não sejamos consumidos pela ansiedade. Assim como não deixou faltar absolutamente nada àqueles setenta, Ele jamais vai permitir que falte qualquer coisa àqueles que, obstinadamente, deixaram tudo para segui-lO. A promessa é que receberemos cem vezes mais daquilo que deixamos para nos tornarmos discípulos de Jesus.

· BÊNÇÃO PARA OS OUTROS

Não somos chamados apenas para sermos abençoados, mas para sermos bênçãos para aqueles que nos cercam.Tornamo-nos herdeiros da bênção de Abraão, o primeiro a deixar tudo para trás para seguir a orientação de Deus. Nesse sentido, podemos dizer que Abraão foi o primeiro discípulo, mesmo tendo vivido milhares de anos antes do nascimento do Filho de Deus.
Quando Deus o chamou, Ele ordenou que Abraão deixasse a sua terra, sua parentela e seus pais. Este foi o preço que Abraão teve que pagar. Porém, Deus prometeu que ele haveria de ser uma bênção. O Senhor Deus lhe disse:

“Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem.”
Gênesis 12:3a

Todo crente em Jesus é um abençoado, mas somente os discípulos são uma bênção.

Esta é a bênção de Abraão, da qual todo discípulo de Cristo é herdeiro. Paulo diz que Cristo nos resgatou para que a bênção de Abraão pudesse chegar a nós (Gl.3:14).
Todo cristão é um abençoado, porém, somente os verdadeiros discípulos podem dizer que são uma bênção. E o que é ser uma bênção? É ser um veículo para abençoar a outros.
Qualquer pessoa que nos abençoar, será abençoada. Isto quer dizer que, qualquer que nos beneficiar, será beneficiado. Foi o próprio Jesus quem disse que “quem der a beber ainda que seja um copo d’água fria a um destes pequeninos, POR SER MEU DISCÍPULO, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão” (Mt. 10:42).
E quanto aos que nos perseguem? Serão eles amaldiçoados?
Embora isso fizesse parte da promessa de Deus a Abraão, não podemos nos esquecer de que vivemos numa Nova Aliança, onde o interesse de Deus é abençoar, e não amaldiçoar. Até porque, muitos dos que nos perseguem hoje, poderão se converter amanhã, tornando-se também uma bênção. Que o diga Paulo!
Pedro nos aconselha, dizendo:

“Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria. Pelo contrário, abençoai, porque para isso fostes chamados, a fim de receberdes bênçãos por herança.”
I Pedro 3:9.

Por isso, não podemos sair por aí amaldiçoando a quem quer seja. Paulo que havia sido um perseguidor da Igreja antes de se converter, nos admoesta:

“Abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis.”
Romanos 12:14.

Devemos encarar isso como um mandamento de Deus para nós. Veja ainda o que diz Tiago, irmão carnal do Senhor Jesus:

“Com ela ( a língua ) bendizemos ao Senhor e Pai, e também com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto seja assim.”
TIAGO 3:9-10.

Portanto, fica claro que devemos buscar beneficiar a todos os homens, até mesmo àqueles que procuram prejudicar-nos. Deixemos que Deus julgue a nossa causa, e dê aos nossos inimigos o que Ele achar justo. “Se for possível” diz Paulo, “quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar à ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber (...) Não te deixes vencer do mal, mas VENCE O MAL COM O BEM” (Rm.12:18-21).


· A PRINCIPAL RECOMPENSA

A principal recompensa que o discípulo recebe é ter a certeza da presença de Cristo. O discípulo compreende que, mediante a comunhão do Espírito e da Palavra, ele está em Cristo, e Cristo está nele. É por estar em Cristo, que, onde quer que Cristo esteja, lá está o Seu discípulo. Jesus expressou a Sua vontade quanto a isso, quando disse em oração:

“Eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitos em unidade (...) Pai, quero que onde eu estiver, estejam também comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória, a glória que me deste, porque me amaste antes da criação do mundo.”
JOÃO 17:23a, 24.

Esta unidade perfeita já é real para nós, pois, de acordo com Paulo, estamos assentados nos lugares celestiais em Cristo Jesus, tendo-nos tornado um só espírito com Ele (Ef.2:6 e 1 Co.6:17).
João teve uma visão gloriosa acerca disso. Segundo o relato encontrado em Apocalipse 14:1,4b-5, João viu “o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam escrito na testa o seu nome e o nome de seu Pai (...) Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados para ser as primícias para Deus e para o Cordeiro. Na sua boca não se achou engano; são irrepreensíveis.”
É claro que o número 144.000 é figurativo, e simboliza a totalidade daqueles em cujas vidas cumpriu-se o eterno propósito de Deus. Veja que João diz que eles são irrepreensíveis. São de fato, discípulos do Senhor Jesus. Portanto, onde quer que o Senhor esteja, ali também estarão eles.
Um dia teremos o privilégio de vê-lO tal qual Ele é. Sua presença será usufruída em toda a Sua plenitude, e teremos toda a eternidade para admi-rarmos a formosura do nosso Rei. Quando isso acontecer, teremos a certeza de que terá valido a pena toda a renúncia que fizemos a fim de segui-lO. Esse, de fato, há de ser o maior de todos os galardões.

Nenhum comentário: